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Confira os principais dados sobre o usuário de Instagram e aplique o conhecimento agora mesmo na sua estratégia:

1. Mulheres, mais jovens e pessoas de renda mais alta são maioria

Antes de fazer qualquer análise sobre o comportamento de um público, é fundamental conhecê-lo bem.

A pesquisa de mercado teve como objetivo traçar o perfil do usuário de Instagram no Brasil para poder avaliar melhor seus hábitos e preferências. O que descobrimos pode ajudar empresas a compreender melhor o público da rede e desenvolver estratégias mais efetivas a partir de dados.

Entre os entrevistados da pesquisa, o Instagram é mais utilizado por mulheres: 63% das internautas de todo o Brasil, de todas as classes sociais e idades, disseram ter um perfil na rede. Entre os homens, o número cai para 55%.

Ter uma conta no Instagram também é mais frequente entre pessoas mais jovens. Na faixa de 16 a 29 anos, 69% são usuários. Conforme aumenta a idade, os números vai caindo aos poucos: 58% dos internautas de 30 a 49 anos têm Instagram, enquanto os que têm 50 ou mais anos e têm conta na rede são 36%.

Entre as classes sociais, as pessoas com maior renda familiar também aderem mais facilmente ao Instagram: 70% da classe AB está por lá, enquanto a penetração nas classes CDE é de 56%.

2. O público está disposto a interagir com empresas

Um dos dados mais interessantes da pesquisa mostra que 8 em cada 10 usuários de Instagram seguem perfis de empresas.

Essa informação já ajuda a convencer as empresas a se dedicarem a uma estratégia de marketing que envolva o Instagram. Por lá, é possível interagir diretamente com o público, atrair novos consumidores e fidelizar os clientes da marca.

Também vale ressaltar que o usuário de Instagram usa a rede para vários tipos de interação com as empresas. Não é só sobre curtir e comentar nas fotos e stories. 37,5% dos entrevistados na pesquisa dizem, usarem os perfis das empresas para tirar dúvidas ou reclamar.

Sorteios no Instagram também são uma estratégia de sucesso. 73% dos usuários entrevistados já utilizaram a rede para se inscrever e participar de algum tipo de promoção exclusiva, sorteio ou concurso realizado via Instagram.

3. O Instagram já é a rede preferida de muitos

Os brasileiros são conhecidos pelo mundo por serem extremamente engajados nas redes sociais. Apenas no Instagram, já somos mais de 50 milhões de brasileiros presentes e ativos. Estamos em segundo lugar em número de usuários na rede, atrás apenas dos Estados Unidos – de onde surgiu o Instagram.

Entre tantas redes sociais tão populares no Brasil, o Instagram vem despontando realmente como uma das favoritas. 1 em cada 4 usuários de redes sociais afirmam que o Instagram é a sua rede favorita. Entre as mulheres, o número é um pouco mais favorável e chega a 28% das internautas. Pensando nisso, empresas que já têm uma estratégia de marketing nas redes sociais precisam ficar atentas. Medir a preferência, a satisfação, e conhecer a fundo o seu cliente é fundamental.

As descobertas do estudo vão além da preferência entre redes. Na pesquisa de mercado sobre o usuário de Instagram, descobrimos também que a frequência de uso do Instagram é bastante alta. 63% dos usuários afirmam conferir seu Instagram várias vezes ao dia.

4. O conteúdo das stories é muito bem aceito

As stories, nome das publicações efêmeras de fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas, fazem bastante sucesso.

Esse tipo de conteúdo é bem avaliado por 86% dos usuários de Instagram. Descobrimos, também, que 7 em cada 10 usuários assistem stories pelo menos uma vez por dia. O número de pessoas que vê stories várias vezes por dia chega a 44%.

Dessa forma, as publicações do feed vão perdendo atenção do usuário de Instagram. Às empresas, fica o alerta para publicar conteúdo relevante nas stories e ter certeza de que são assistidas diariamente pelo público.