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O Instagram é uma rede social acessível a todas as pessoas e empresas. Independentemente do tamanho do seu negócio, seja ele micro, médio ou gigante, lá é possível encontrar um espaço. Para saber como funciona o Instagram para pequenas e médias empresas destacamos aqui algumas dicas importantes para você seguir.

A grande maioria dos usuários do Instagram já viu anúncios de grandes empresas no feed. E essa parece ser uma boa maneira de aumentar sua popularidade, conquistar seguidores e eventualmente vender ou converter leads em clientes.

Mas e no caso de empreendedores iniciantes ou de negócios mais modestos? Qual a melhor maneira de obter sucesso e como funciona o Instagram para eles?

Assuma sua essência

Assumir a função de empreendedor e colocar a cara do seu negócio no Instagram não deve ser motivo para querer parecer mais do que você é. Muito raramente você vai conseguir conquistar seguidores com uma identidade fake. Ou seja, por menor que seja sua empresa, que funciona em um home-office ou coworking, por exemplo, é melhor assumir seu tamanho.

Muitos consumidores online vão preferir o contato com os menores. As vantagens podem ser muitas:

  • Maior proximidade;
  • Contato direto com cargos importantes da empresa;
  • Maior rapidez no caso de entregas pelos correios.

O importante é ter qualidade na sua produção respeitando seu porte e nicho de atuação. Além disso, entenda que o alcance de uma empresa de médio ou pequeno porte depende diretamente do nível de fidelidade de seus seguidores iniciais, sejam eles 50 ou 500.

Como começar

Para começar a compreender como funciona o Instagram, você deve dedicar tempo à criação do seu perfil e tomar conta de toda a estratégia de postagens, conteúdo e contratação de uma equipe para isso (falaremos mais abaixo). Mas nada terá validade se antes você não construir muito bem a sua base. Para isso, convide amigos, fornecedores, colaboradores e parceiros a propagarem seu conteúdo nas redes.

Quando falamos sobre como funciona o Instagram, é claro que estamos generalizando e escolhendo certas práticas que consideramos ideias para o cenário escolhido. No entanto, não existem regras, nem uma fórmula para ter sucesso nas redes sociais. E, como a maioria das demandas na vida de um empreendedor, já será necessário planejar seus investimentos.

Investimento inteligente

Para empresas de todos os portes é importante avaliar o capital de giro e a capacidade de investimento. Por isso, vamos pensar aqui em estratégias que utilizam investimentos mais modestos. É possível impulsionar seus posts, conquistar novos seguidores por meio de ferramentas pagas. E o que é melhor, sem precisar dispor de muito dinheiro.

Invista no conteúdo

A primeira tarefa, antes de gastar com impulsionamento, é investir no seu conteúdo e cronograma. Para saber como funciona o Instagram é preciso garantir que seu perfil tenha uma boa aparência, conteúdo relevante e uma presença constante.

Para conseguir tudo isso será necessário investir em equipe. Contrate um bom social mídia e uma empresa de comunicação com designer, redator e demais profissionais da área de marketing digital. Esta profissionalização não é exclusividade dos grandes players. Hoje é possível encontrar empresas que atendem as demandas e fecham parcerias que estão dentro do poder de investimento dos pequenos e médios empreendedores.

Separe verba para anúncios

Geralmente, essa equipe terceirizada contratada para atender sua empresa no marketing digital vai incluir no planejamento investimentos extras e pontuais que podem variar muito de valor, de acordo com os objetivos. Esse investimentos serão finalmente destinados aos anúncios e também para a parte ferramental. Portanto, é importante para ao empreendedor entender como funciona o Instagram em relação às ferramentas de impulsionamento disponíveis no mercado.